Niccolò Machiavelli - O empreendimento dos interesses humanos.



                                                                      Biografia

Niccolò Di Bernardo Dei Machiavelli, nasceu em Florença no dia 3 de maio de 1469, pertencente a uma família do partido pontifical (Guelfo). Filho de Bartolomea Nelli e Bernardo Dei Machiavelli que era jurisconsulto e tesoureiro da marca de Ancona, um cargo que era o suficiente para o seu sustento.
Maquiavel foi introduzido nos negócios públicos quando se tornou discípulo do literato Marcelo Virgílio Adriani. No ano de 1494, neste ano Niccolò foi nomeado escrivão na segunda chancelaria, sob as ordens de seu mentor, tendo em 1498 assumido funções de chanceler da republica...
_________________________________________________________________________________

As respectivas obras de Maquiavel que o fizeram famoso até os tempos atuais tiveram um nascimento peculiar, porem, não muito diferente de alguns autores dessa época. Nesse período, havia a intriga entre duas facções; os Guelfos que faziam parte do partido pontifical e os Gibelinos que eram o partido imperial. Assim ocorrendo varias tramas envolvendo o partido Guelfo contra a família Médici, sendo esta a mais poderosa de Florença.
Nesse período quem governava Florença era o grandíssimo Lorenzo de Médici. Em uma serie de planejamento e ataques contra a família Médici conhecido como conspirações dos Pazzi, que eram a família opositora, Lorenzo perdeu seu irmão Giuliano de Médici. Lorenzo sucedeu em escapar deste ataque que ocorreu em uma missa na catedral de Santa Maria del Fiore.



Apos esses ataques Lorenzo deixou Florença prezando reerguer suas forças. Enquanto Lorenzo fora exilado, quem a governava era um de seus encarregados a informar o povo, este chamado Girolamo Savonarola, padre pertencente ao partido Guelfo, que fez varias acusações contra Lorenzo e prometia uma Florença livre.
Tramas aparte, foi desses ocorridos que fizeram com que Maquiavel redigisse suas obras, pois ele foi acusado de ter colaborado para tais conspirações contra os Médici, fazendo com que ele fosse interrogado e torturado, e finalmente exilado de Florença.
Assim Maquiavelli se situou em uma vila nas proximidades de Florença chamada Santa Andrea.
Foi nesse momento em que ele se dedicou na realização de suas obras mais famosas; "O Príncipe", "A arte da guerra", "Historia de Florença" e "Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio"

Antes de finalmente analisarmos a filosofia do nosso querido "funcionário florentino" (que era justamente assim que ele gostava de ser chamado). Podemos notar algumas influencias dos acontecimentos acima em seus escritos e no próprio proposito em que eles foram escritos. Assim escrito por ele na introdução ao seu livro; "O Príncipe", Niccolò, dedicando sua obra a Lorenzo de Médici, diz; "Receba, pois, Vossa Magnificência este pequeno presente com aquele intuito com que o mando"

Sendo esse "intuito" o desejo de voltar a servir Florença, deixando o exílio. Em outras palavras, o funcionário florentino escreveu sua obra como um presente pedindo perdão, sedendo um pouco de seu grande conhecimento como chanceler.
Por esse mesmo fato, a obra; O Príncipe, não é algo concreto como um guia de como uma príncipe deve ser bem sucedido, ele foi feito com intuito de promover as qualidades de Maquiavel, para que ele possivelmente volte a seu cargo original.

                                                                       Filosofia  

Sua filosofia é como esperado; humanista e realista acima de tudo, sendo esta é muito mal compreendida e é tida com um certo desprezo, quando nos referimos ao termo "maquiavélico", querendo dizer no contexto popular; alguém áspero, pessimista, etc...
Isso se deve pois como diz as próprias palavras de Maquiavel; "Para não cairmos em casos relativos, devemos ter esta abordagem". E essa abordagem é de que, todos os Homens por essência são maus, e quando houver a chance agiram de mau grado, isso é dito em uma perspectiva de um governador, no caso um príncipe, que possua diversos problemas e receios.

Para concluir essa ideia basta pensarmos o contrario dela; pensando que todos são bons, não desconfiarás de ninguém. Portanto estarás cego e submisso. Logo dizendo que todos podem agir de má conduta, te faz atento e cauteloso, duas qualidades excepcionais para qualquer pessoa que detenha poder das formas citadas acima.

Partindo desta base, Maquiavelli, utiliza de acontecimentos passados, para validar seus argumentos.
Mesmo utilizando dessas ferramentas, o funcionário florentino reforça que não basta somente conhecer as táticas de guerra e estrategia, devendo assim o individuo ser dotado de virtude e que o ambiente conspire ou que o mesmo o faça conspirar ao seu favor.
Sendo estes argumentos muito bem elaborados e novamente para não cair na relatividade das situações o mesmo busca diversas provas na historia de que determinadas situações podem ser solucionadas utilizando determinadas formas e assim criando um corpo argumentativo rico e forte.
 
  Para aqueles que quiserem compreender mais sobre Maquiavel, sugiro que seja lido "O Príncipe" obviamente, porem vinculando ao príncipe os "Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio", por conta do primeiro ser de aspecto mais teórico, e o segundo livro Maquiavel aplica sua filosofia juntamente com os escritos do historiador romano Tito Lívio, que aborda sobre a historia romana, das batalhas, fortificação do império, etc...

Maquiavel revolucionou o modo com que era visto as politicas humanas, por conta dos conceitos que revigoravam na época eram estritamente idealistas. Um exemplo disso foi quando Girolamo Savonarola, governou Florença apos a queda dos Médici. E o fez dizendo que governaria com as palavras de deus, como se deus utilizasse-o para formar um estado ideal. O que não ocorreu, fazendo com que ocorresse diversas tramas contra Savonarola e logo o mesmo fosse queimado na fogueira apos suas insolências.

Portanto, nosso querido secretario florentino utiliza da razão para analisar os fatos, e as situações que permutam diante de certo principado, para que certas coisas possam ser aplicadas com base em outros ocorridos do passado, algo que muitos governantes faziam, e ainda fazem até hoje.
Maquiavel se tornou muito fluente em meios empresarias assim como Sun Tzu, ambos possuem uma filosofia muito parecida junto com o mesmo estilo de abordagem.

                                   



Para complementar, deixo aqui o vídeo de uma palestra de Newton Bignotto abordando sobre a filosofia de Maquiavel. Graduado em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais e professor do departamento de filosofia da mesma.





Fontes:
www.youtube.com/watch?v=jzWvYqLQCk0
Maquiavel- Historia de Florença.
Maquiavel- O Príncipe.
Maquiavel-Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio.
www.europeanhistory.boisestate.edu/latemiddleages/pazzi/16.shtml
www.britannica.com/EBchecked/topic/372332/Lorenzo-de-Medici#toc283795
www.britannica.com/EBchecked/topic/372332/Lorenzo-de-Medici/283797/Decline-and-death
Share on Google Plus

Sobre Unknown

A alguns meses atras refletimos sobre o andamento da divulgação cientifica no Brasil.Percebemos que a mesma estava sendo demonstrada de forma maqueada, ou seja somente com aspectos visuais agradaveis. Demonstraremos aqui a verdadeira ciencia, pura e bela como é, para todos aqueles que quiserem conhecer o que há alem da toca do coelho.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial