Dinâmica energética e estrutural da biota terrestre

Biomatemática,uma introdução.
1-Introdução:

    
   Muitas pessoas têm uma ideia bem antiquada e errada a respeito da biologia,que ela não possuí explicações baseadas em modelos matemáticos.Com certeza,em seu início,a biologia não possuía uma relação muito próxima com a física,matemática ou química,mas isso vem mudando em um ritmo assustador,principalmente com o advento da bioquímica,biofísica e dos modelos computacionais baseados na genética.Claro,existem diversos campos que poderiam ser citados neste artigo,mas gostaria de focar em uma área especificamente:A aplicação dos conceitos físicos e matemáticos no tamanho,movimentação e evolução de certos modelos biológicos da biota terrestre.

2-O Problema da escala:



Cubo 2


Cubo 1






    Observando esses dois cubos, de arestas 1 e 3,podemos realizar uma pergunta: Poderia seu modelo escalar volumétrico, linear e superficial ser aplicado em animais ? Sim, podemos aplicar essa escala em diversos animais com forma parecida, mas com diferentes tamanhos. Primeiramente, vamos entender as propriedades de área, aresta e volume desses dois cubos:

* A área total AT é dada pela área dos seis quadrados de lado a:

AT =6.a^2

*Seu volume é dado como o valor da aresta elevada a terceira potência:

V=a^3

Desse modo, qual o valor da área e do volume dos respectivos cubos ? Simples:

*Cubo 1

AT=6 cm^2
V=1 cm^3

*Cubo 2

AT=54 cm^2
V=27 cm^3
   
   Logo, podemos concluir o seguinte: A área do cubo 2 é 9 vezes maior que a do cubo 1, e seu volume é 27 vezes maior que o do cubo 1.Desse modo,se observarmos seres vivos com formas geométricas parecidas,mas com diferentes tamanhos,podemos aplicar esse tipo de escala para especularmos sobre o quanto de tensão os ossos do animal podem aguentar,ou o peso suportado pelo animal.
    Sintetizando o que foi descrito acima,podemos estabelecer alguns pontos:
(1)-A habilidade de um osso em suportar uma compressão direta é proporcional  a sua área da secção transversal e,logo,proporcional a L^2(área proporcional a escala usada nos cubos).Por exemplo,um animal três vezes maior que outro ( como no exemplo dos cubos ) teria membros resistentes o suficiente para aguentar 9 vezes o peso(como observado nos cubos,um possuí a área 9 vezes maior que a do outro).
(2)-O peso suportado pelos membros é proporcional ao volume,logo,L^3(escala usada na proporcionalidade em relação ao volume dos cubos).Por exemplo,um animal três vezes maior que outro pesaria 27 vezes mais.
(3)-Sendo assim,se os animais terrestres mudassem de peso diversas vezes,mas não mudassem sua forma,os seus ossos não suportariam seu peso.
Observando a natureza,podemos observar exatamente o que foi proposto acima. Observem a foto desses dois animais:



    
    Podemos observar que sua postura corporal é totalmente diferente,e,com certeza,sua geometria corporal não é a mesma.Afinal,suas alturas e pesos são diferentes,logo,cada um possuí uma forma condizente com suas necessidades energéticas e ambientais.Logo,grandes mamíferos não são geometricamente semelhantes aos pequenos, pois eles têm os ossos mais robustos, e mamíferos muito maiores posicionam-se com seus membros em linha reta, e não flexionados e ,assim, expostos a esforços de flexão,que poderiam causar a ruptura do respectivo osso.
    Sendo assim,podemos enunciar isso em um princípio bem básico,o da descendência por modificação.Animais que sofrem diferentes tipos de pressões ambientais,mas que não sofrem mudanças fenotípicas através das gerações,não poderiam existir em plenitude,pois não sobreviveriam a um ambiente em constante mudança.Logo,a mudança dos fenótipos e,consequentemente,genótipos é um princípio básico da evolução,mas que pode ser observado em toda a biota terrestre.
    Em síntese,as ideias matemáticas podem ser aplicadas em prol do entendimento dos diversos fenômenos biológicos,como a forma e o funcionamento da estrutura dos seres vivos.Ainda mais,nesse artigo,conseguimos observar,através da ideia da escala,como a evolução é importante,pois nos proporciona a ideia da mudança constante do fenótipo dos animais em conjunto com suas relações ecológicas e ambientais.

1-Mathematical Ideas in biolgy-John Myanard Smith

Parte 2-Biofísica dos seres vivos

O conceito chave que devemos definir para entender a dinâmica dos seres vivos é o gasto energético. Células , organismos, bactérias, organelas todos esses níveis de organização hierárquicos realizam o que podemos chamar de trabalho, um dos princípios fundamentais da termodinâmica.
  Podemos definir trabalho , de uma maneira bem resumida, como um movimento contra uma força oposta. Um belo exemplo de trabalho ocorre quando um peso é levantada contra a força da gravidade ou quando uma reação química em uma bateria realiza trabalho, pois empurra uma corrente elétrica em um circuito. O trabalho necessário para mover um objeto até uma certa distância ,contra uma respectiva força, é :

Trabalho=Força X Distância



  Junto com o trabalho, o conceito de energia é essencial para entender como um ser vivo funciona. Energia é a capacidade de um sistema de executar um trabalho. Desse modo, se dissermos que um sistema pode realizar muito trabalho significa que ele possuí muita energia. Por exemplo um gás comprimido e quente executa mais trabalho do que um mesmo gás expandido com menor temperatura, assim, o primeiro possuí maior energia interna. Apesar disso, quando um sistema realiza trabalho na vizinha, isso é, realiza trabalho em relação a outro sistema, sua capacidade de realizar trabalho diminui junto com sua energia interna. Ou seja, se um sistema realiza um trabalho de 15 J significa que ele consumiu parte de sua energia interna, ou seja, podemos definir sua energia interna como  

∆U=-15 J.
   
   Quando realizamos um trabalho contra um sistema, sua energia interna aumenta. Por exemplo, quando reduzimos o volume de um gás dentro de um sistema termicamente isolado sua energia interna aumenta, porque um gás comprimido realiza mais trabalho do que um gás descomprimido.
   Usamos o símbolo w para representar a energia transferida a um sistema pelo trabalho realizado, ou seja, quando não há outro tipo de transferência energética ocorrendo.

w=∆U
    
Resumindo: Trabalho é a transferência de energia para um sistema por um processo semelhante ao aumento ou abaixamento de um peso.
  

   Outra definição que não entrarei em detalhes é o conceito de calor. Podemos defini-lo como a energia transferida em decorrência de uma diferença de temperatura entre dois sistemas. Desse modo, com a troca de calor, dois sistemas tendem a ficar termicamente equilibrados, definimos o calor, quando não há outro processo ocorrendo, ela seguinte expressão:
q=∆U


      A partir dessa definição, podemos definir sistemas de acordo suas trocas energéticas entre exotérmicos e endotérmicos.
  Agora que definimos esses três conceitos chaves podemos nos focar em sua influencia nos sistemas vivos. Como dito no começo do texto, diversos sistemas orgânicos realizam o que chamamos de trabalho. Assim como uma reação sintética em uma fábrica, um sistema vivo necessita de energia para realizar suas diversas funções, como as reações de síntese que ocorrem a nível celular. A energia é consumida no movimento de uma bactéria ou de atleta olímpico. A expressão e armazenamento de informações necessitam de energia, pois sem ela esses sistemas se tornam desorganizados e sem sentido.

http://evolucionismo.org/profiles/blogs/termodinamica-e-evolucao-o
    No curso evolutivo biológico(o qual será focado em outro artigo) as células desenvolveram mecanismos para o aproveitamento energético, obtido a partir da luz solar e de outros combustíveis. Desse modo, uma das abordagens da bioquímica é entender como esse fantástico mundo vivo extrai, canaliza e consome energia.
   Termino, assim, esse breve artigo sobre a importância da modelação física e química em um universo biológico. No próximo artigo focaremos na continuação das propriedades físicas de um sistema biológico e seu estado estacionário dinâmico.

1-Lehninger biochemical principles-David L. Nelson and Michael M. Cox
2-Chemical Principles-Atkins and Jones

Alexandre Reggiolli Teixeira 


Share on Google Plus

Sobre Science Folk

A alguns meses atras refletimos sobre o andamento da divulgação cientifica no Brasil.Percebemos que a mesma estava sendo demonstrada de forma maqueada, ou seja somente com aspectos visuais agradaveis. Demonstraremos aqui a verdadeira ciencia, pura e bela como é, para todos aqueles que quiserem conhecer o que há alem da toca do coelho.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial