Seleção natural-Uma breve introdução.

                                          Seleção natural



                    Há mais ou menos 150 anos,Charles Darwin,naturalista britânico,acabava de publicar a sua obra mais influente-''A origem das espécies''. Foi uma verdadeira revolução na época,um livro que mostrava o caminho para entender como a complexidade dos organismos vivos na terra.Considerado como um dos maiores gênios da humanidade,Charles Darwin recebeu inúmeras criticas na época,principalmente dos meios eclesiásticos;e de seus companheiros cientistas que,assim como a igreja,não queriam aceitar que somos o resultado de milhões anos de mudanças graduais.
  
              Nessa publicação,irei explicar os principais pontos da seleção natural.Com o passar do tempo,postarei textos mais avançados sobre o tema.O mínimo que eu,um amante da ciência,posso fazer ! Pois a ciência é uma poesia,a poesia da realidade,e deve ser recitada para todos os ouvidos atentos que se deleitam com sua melodia.

  1. Todos os seres vivos descendem dos primeiros organismos vivos que viveram há 3,5 bilhões de anos. Existem várias hipóteses de como os primeiros organismos eram e como surgiram.Podemos citar dois principais exemplos-Mundo RNA e Hipótese de Oparin-Haldane    
  2. A seleção natural é a principal força que dirige(as mudanças evolutivas não possuem nenhum tipo de visão futura,a seleção natural é um relojoeiro cego,ou seja,não tome o sentido literal da palavra) as mudanças evolutivas.
  3. Organismos vivos se multiplicam,limitados pela morte.Outro processo importante é a variação,que afeta a maneira de viver de um organismo e,consequentemente,sua sobrevivência.E por fim,a característica da hereditariedade.           
     

Imagem representando um esquema básico de hereditariedade
 (Imagem retirada de uma questão da UFV)


4.Por fim,os organismos com características favoráveis irão sobreviver e se reproduzir,passando suas características a diante.

5.isso tudo tera como resultado a adaptação de cada organismo ao ambiente em que vive.

Informações importantes


*As variações que falei no texto anterior,são causadas principalmente por mudanças na seqüência do DNA que se encontra no  núcleo das células,mudança conhecida pelo nome de mutação.Outro meio de ocorrer alguma mudança,é a recombinação genética,que ocorre durante a meiose.
*Uma outra informação muito importante,que o esquema não mostra,é que o que se transmite de geração em geração são os gametas,não os organismos.O que se replica é a informação contida no DNA(RNA em alguns vírus)
*Também podemos observar que no esquema são mostrados vários tipos de reprodução,Cissiparidade,fecundação(reprodução biparental) e brotamento.


    Bom,pessoal,Essa foi minha primeira postagem  aqui no blog ! Espero que apreciem as informações contidas nela.Continuarei a fazer postagens sobre evolução,pois é um tema que aprecio muito ! Também postarei inúmeras coisas sobre genética,ecologia,fisiologia,química e matemática.

    Alexandre R. Teixeira


    Literatura complementar:
    Richard Dawkins-O maior espetáculo da terra 
    Richard Dawkins-A grande historia da evolução 
    John Maynard Smith-Evolutionary genetics,primeiro capitulo.
    John Maynard Smith-A evolução do sexo
    John Maynard Smith-The major transitions in evolution
    Stephen Jay Gould-O polegar do panda
    Margulis e Sagan-Microcosmos 
    Marion J.Lamb e Eva Jablonka-Evolução em quatro dimensões
    Ernst Mayr-O que é evolução
          Fontes:

          John Maynard smith-Evolutionary genetics,the major transitions in evolution
          Ernst Mayr-O que é evolução 

           




















                                           
Share on Google Plus

Sobre Science Folk

A alguns meses atras refletimos sobre o andamento da divulgação cientifica no Brasil.Percebemos que a mesma estava sendo demonstrada de forma maqueada, ou seja somente com aspectos visuais agradaveis. Demonstraremos aqui a verdadeira ciencia, pura e bela como é, para todos aqueles que quiserem conhecer o que há alem da toca do coelho.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial